53º IFLA WORLD CONGRESS

19 abril 2016
Nenhum Comentário
259 Views
Tasting the Landscape – Connected Landscapes

Abril 2016 – Turin – Itália

“DEGUSTAÇÃO DA PAISAGEM”

O fenômeno de urbanização ocorre como uma tendência mundial. No Brasil em aproximadamente 50 anos a população urbana passou de 30 % para 84 %. Este rápido crescimento das cidades acaba por danificar a identidade e as características das cidades maiores, assim como das vilas e das cidades rurais através do seu encolhimento. Na Itália, em um movimento para enfrentar estas tendências, líderes de pequenas e médias cidades se comprometeram a melhorar e manter a elevada qualidade de vida para os seus habitantes, movimento que ficou conhecido como “Cidade Lenta” – 2015. ” Hoje mais de 200 cidades ao redor do mundo estão promovendo e difundindo a cultura da boa vida através da filosofia Cittaslow”.

A analise das origens do movimento Cidade Lenta e sua possível aplicação em áreas urbanas maiores estarão presentes no 53º. Congresso Internacional da IFLA ( Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas). A transformação das paisagens, através da aplicação de práticas ligadas ao movimento, são defendidas na procura de soluções sustentáveis para os regimes urbanísticos, que expressem melhorias nos lugares onde as pessoas vivem.

O tema do Congresso “Degustação da Paisagem” refere-se à experiência sensorial de lugares, bem como o que é defendida no movimento Cidade Lenta . Serão abordados quatro temas principais:

  1. “Paisagens Compartilhadas” ; procura investigar todos os aspectos da produção de alimentos em ambientes urbanos e peri- urbanos.
  2. “Paisagens Conectadas”, observa as conexões sustentáveis entre as diferentes variáveis entre conservação e desenvolvimento .
  3. “Paisagens em Camadas” ; busca a sobreposição de memórias, usos , diversidade cultural, biológica e temporal dos espaços.
  4. “Paisagens Inspiradoras” , observa a função social da arquitetura da paisagem na criação de espaços poéticos e na inspiração criativa.

“Dois Hotéis Duas Paisagens com diferentes Escalas de Natureza” é o título do trabalho que levo para o Congresso e foi selecionado para apresentação em pôster e publicação como o tema “Paisagens Conectadas”.

Dois Hotéis Duas Paisagens

 

53-IFLA

 

 

Uma interpretação entre dois projetos realizados como co-autor junto ao Escritório Benedito Abbud, Hotel Unique Garden em Mairiporã, São Paulo e o Hotel Ecológico Amazonas, em Novo Airão, Amazonas, em 2003, proporciona um despertar para o potencial e as oportunidades presentes no trabalho de Planejamento da Paisagem.

Os projetos concebidos para os Hotéis se destacaram pela sustentabilidade social, cultural e econômica, presentes em suas ações e realizações.
Com diferentes escalas de investimento e envolvimento social, acabaram por transcender os limites físicos previstos no escopo de trabalho, levando seus benefícios para as comunidades vizinhas.

Dois Hotéis com exemplos únicos de como a Planejamento Paisagístico pode conectar diferentes paisagens valorizando o papel humano como parte da natureza e demonstrando que é possível aliar o desenvolvimento com preservação.

 

HOTEL ECOLÓGICO AMAZONAS

Idealizado pela Ong Amazon 90 e levado a diante pela força de seus missionários, o Hotel tem a missão de levar desenvolvimento para os municípios do interior e para as comunidades indígenas, além de valorizar a preservação das áreas naturais, dos valores culturais e do fortalecimento de um modelo de turismo sustentável.

Os municípios vizinhos crescem para atender as demandas de abastecimento e serviços necessários para o Hotel, tais como lavanderias, padarias, oficinas, etc, trazendo benefícios para a região.

A doação dos equipamentos de marcenaria e a capacitação de moradores locais na prática do ofício, após a construção dos elementos de madeira do hotel, representam um excelente exemplo nesta direção. As peças merecem destaque especial por conter cavilhas e encaixes na sua fabricação, sem uso de pregos e parafusos.

O Planejamento Ambiental realizado junto as Comunidades Indígenas locais talvez tenha sido o maior legado do projeto, pois proporcionou a capacitação dos moradores em guias, artesãos e comerciantes locais, e ajudou a ampliar a produção de frutos e doces dentro das comunidades, trazendo riqueza e evitando o êxodo da população para os grandes centros vizinhos, densamente povoados.

HOTEL UNIQUE GARDEN SPA & RESORT

Idealizado pelo Visionário Proprietário para ser um Hotel de luxo de referência mundial, o Spa Resort Unique Garden, teve sempre a intenção e o desejo de alimentar a alma de seus hóspedes.

A criação de uma reserva florestal no entorno da propriedade, para garantir a preservação das fontes de água é um dos maiores benefícios oferecidos para a região.
Além de abastecer o hotel garante fornecimento para as comunidades locais, e vale destacar a qualidade de sua água, a 7a mais pura do mundo.
A conexão entre tecnologia e ecologia está presente nas diversas estufas de produção de flores, verduras e legumes, além da criação de um laboratório para extração de óleos essências de algumas espécies vegetais.
Os produtos orgânicos garantem uma alimentação saudável para os hóspedes e também para os funcionários e comunidades vizinhas.
O Hotel conta com uma reserva florestal natural protegida ( Infraestrutura Verde), que serve como um habitat para animais selvagens reabilitados de cativeiros, além de preservar as áreas naturais e abrigar a biodiversidade.
Alguns quartos foram implantados em um antigo pomar, onde os hóspedes podem consumir os frutos direto das árvores e contemplar a ave fauna.

 

PAISAGENS CONECTADAS

Esses dois projetos são capazes de fornecer respostas de como a diversidade de abordagens e experiências, presentes nos projetos paisagísticos, podem ajudar na transformação das comunidades indígenas e comunidades vizinhas.

Conectando as paisagens através :
- Da preservação aliada com a regeneração;
- Da tecnologia combinada com a ecologia;
- Do turismo ecológico com o encontro de diversas culturas;
- Da transformação dos consumidores em produtores;

Enfim desenhando um futuro sustentável, compartilhando conhecimentos e a abundância.

…………………………………………………………………………………………………

 

Marcelo Vassalo
Arquiteto Paisagista

53o. IFLA World Congress – Turin 20 – 22 April 2016

 

 



Nenhum Comentário

.

Arquitetura da Paisagem


"A Arquitetura da Paisagem incorpora princípios arquitetônicos, artísticos, de engenharia, ecológicos e científicos e seu estudo deve desenvolver a capacidade de conceber, coordenar e executar projetos integrais enraizados em tradições humanas e com conhecimento dos sistemas naturais e artificiais."