Paisagismo de “alta performance” e suas aplicações na gestão da água

SINDUSCON – SÃO PAULO 20/05/2015 SEMINÁRIO TECNOLOGIAS DE SISTEMAS PREDIAIS QUALIDADE E INOVAÇÃO

A apresentação Paisagismo de “Alta Performance” e suas aplicações na gestão da Água, levou ao Painel: Plano de Gestão de Água e Análise de Riscos para o Planejamento Estratégico de Empreendimentos, uma visão de como a Arquitetura Paisagística pode e deve contribuir para a construção de Paisagens Urbanas e Edificações mais resilientes e integradas com a Natureza.

A apresentação do conceito “Biourbanismo” versus Urbanização, propôs um “novo olhar” para os Planejamentos e Projetos Urbanos, através da integração dos Sistemas Biológicos (Humanidade, Paisagem, Alimento, Água e Resíduos) com os Sistemas Urbanos (Energia, Economia, Mobilidade, Infraestrutura e Tecnologia.

Adotando a Infraestrutura Verde como ferramenta, podemos incorporar os serviços oferecidos pelos sistemas e processos presentes na Natureza (Paisagens Naturais) na construção ou regeneração das nossas Edificações e Cidades (Paisagens Urbanas). Desta forma estaremos mais preparados para o enfrentamento das crises geradas pelo fenômeno da Urbanização, agravadas pelos fatores relacionados às mudanças climáticas.

Além disso precisamos alterar nossos padrões atuais de consumo e avaliar o ciclo de vida dos insumos e recursos utilizados na cadeia da construção civil, se pretendemos deixar um cenário mais promissor para as futuras gerações.

A apresentação alertou para a necessidade urgente de mudança de paradigma em relação a forma como planejamos e construímos nossas relações com os espaços urbanos e naturais.

Cinco passos para uma “Pegada Ecológica” foi a mensagem deixada para dos mais de 200 participantes do seminário e sua construção foi realizada através da leitura de projetos e intervenções vividas durante o exercício da profissão de Arquiteto Paisagista.

Cinco passos para uma “Pegada Ecológica”

  • Aprender com a Natureza.
  • Utilizar a Natureza como ferramenta.
  • Preservar e Recuperar as Paisagens Naturais e Culturais
  • Combinar Tecnologia com Ecologia.
  • Investir em Planejamentos e Projetos Integrados.
_

ENTREVISTA TV SINDUSCON: